Blog da Perestroika

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

É amanhã! É amanhã!

Começa amanhã um dos meus programas favoritos da TV brasileira: o Big Brother Brasil. E não, eu não tenho vergonha de dizer isso. Porque é meio foda gostar de BBB: sempre tem um grupinho que acha um absurdo, que é um programa sem conteúdo, que é uma exploração, que é uma ignorância, que o Pedro Bial é ridículo, que é tudo armado e mais um monte de coisas.

De certa maneira, eu entendo a posição dessas pessoas. Assim como eu entendo o pessoal que critica o Mc Donald's. Mas eu gosto. Os que criticam o cinema americano. Mas eu gosto. Os que acham a Ana Maria Braga uma chata. Mas eu gosto.

O grande lance é que o pessoal que detona o Big Brother usa argumentos que eu não acho que desvalorizem o programa. Tipo, tudo bem não gostar. É questão subjetiva. Mas não tentem usar argumentos racionais pra isso. Não precisa.
ARGUMENTO CONTRA O BBB #1 : "É tudo armado, que a Globo edita as imagens pra tirar quem eles querem."

Em primeiro lugar, eu que assisto bastante o BBB, uma vez cheguei a assinar o Pay-Per-View, dou o meu relato de que as edições resumem bem a trajetória de cada participante da casa. Claro que não dá para colocar TUDO o que o cara fez nas últimas 7 semanas. Então, é óbvio que eles precisam editar. Mas não acho que seja tendenciosa. Se o cara foi 50% chato, 25% pau no cu, 15% bêbado e 10% carinhoso, numa edição de 3 minutos, isso dá a ele 18 segundos de carinhoso contra 1 minuto e meio de chato.

A outra questão é que não nenhuma razão para a Globo ser tendenciosa. Se 80% do público prefere que o carinha saia, isso significa que 80% das pessoas que votam vão continuar assistindo se o carinha sair. Por que a Globo quereria mudar esse panorama?


ARGUMENTO CONTRA O BBB #2 : "Eles só pegam gente bonita."

Ótimo. Quem é que quer ficar assistindo umas pessoas feias, usando sunga o dia inteiro, pegando sol e malhando? É isso que acontece no dia dos caras. Melhor que sejam pessoas bonitas.


Por que não ficam reclamando que só escolhem umas gostosas pra madrinha de escola de samba?

Por que não reclamam que todo o ano, a Miss Brasil é uma moça bonita?

Por que não reclamam que só tem mulher bonita na capa da Playboy?


A moral é essa: vamos botar um monte de gente bonita e sarada e vamos ver os bichos querendo se pegar. Quer ver gente feia na TV? Assite o Serginho Groisman e a Marília Gabriela.


ARGUMENTO CONTRA O BBB #3 : "Eles não escolhem pessoas que representem a realidade do Brasil."

Ouvi isso num programa de rádio da Ipanema.
E nunca vi a Ipanema pegando um cara qualquer para dar entrevista na rádio e falar sobre como é o processo de fabricação do sabão, quantos litros de soda cáustica vai por dia e qual é o corante que eles usam.

Meus, o nome do programa não é BIG IBGE BROTHER.

E digo mais, a Globo até deu chance de colocar pessoas "normais" no programa quando fizeram aquelas entradas por cartas. Mas a moral é que entrou um monte de gente que não fedia nem cheirava, que não tinha nenhuma participação importante, que ficava de canto, que enfim, não participavam do programa.

E essas pessoas acabavam ainda sendo privilegiadas, porque precisavam mais. É o coitadismo brasileiro. Vamos dar então a Copa Libertadores para um time da quarta divisão.




Pra caridade, a Globo já tem o Criança Esperança. A Mara e a Cida não mereciam ter ganho. Pronto, falei.


ARGUMENTO CONTRA O BBB #4 : "É tudo muito raso, superficial, sem conteúdo."

Ah, bom. Aí tenho somente 27 palavras para vocês: Zorra Total, Altas Horas, Toma Lá Dá Cá, Saia Justa, Duas Caras, Circo do Edgard, Domigão do Faustão, Lugar (In)Comum, Viva a Noite, Hebe, Show do Leão.


ARGUMENTO CONTRA O BBB #5 : "Esse programa não contribui para a educação das pessoas."

Claro, essa é a responsabilidade de um programa de TV.

Fora que essa parte de culto à celebridade, formação de celebridades instantâneas e tal, nem é tão assim. Os caras que não têm talento, não têm conteúdo, não tem serventia, acabam sendo naturalmente expelidos. Tanto que os únicos dois casos de pessoas do BBB que acabaram dando mais certo, foram a Grazi e a Sabrina, que, na real, acabaram desempenhando muito bem as funções que estão ocupando agora.


ARGUMENTO CONTRA O BBB #6 : "Festinhas, provas, anjo, líderes. É tudo muito fake, pra gerar os conflitos. As pessoas são escolhidas para cumprirem papéis específicos."

Sim, amigo. Se não, a gente ia ficar vendo as pessoas dormindo e comendo. E o legal é formar a novelinha, com o bandido e o mocinho. O engraçado, o polêmico. A putinha, a certinha.

É assim que funciona em toda dramaturgia: teatro, TV, cinema. Qual é o problema de se proporcionar um script, mesmo que informal, para que os participantes ocupem posições? É a moral do programa.

Além disso, a Globo já tem na sua grade um horário reservado para mostrar coisas desinteressantes, marasmentas e sem nenhuma ação. É chamado Globo Repórter.

ARGUMENTO CONTRA O BBB #7 : "Estamos acostumando o povo brasileiro com lixo."

Buenas, vale lembrar que o formato é sucesso em todo o mundo. Inclusive na Inglaterra. E só assiste quem quer. Quem não quer, troca de canal.

Deve ter mais várias restrições. Muitas outras.
Veja bem: não estou tentando convencer ninguém a gostar do programa. Mas acho que, dentro do contexto de "vamos juntar 12 pessoas que não são conhecidas e deixá-los trancafiados numa casa. Cada semana sai um", o BBB é um produto muito bem feito, construído e desenvolvido.

Se você quiser, pode tentar me convencer do contrário. Pode dar outros argumentos. Vou ficar trifeliz de ouvir e não vou ter problema nenhum de concordar com você.

Mas, por favor, não me liga amanhã depois da novela.

17 comentários:

Anônimo disse...

apoaiada... quem não ri com o loro jose falando boagens às 8h da manhã???

Anônimo disse...

eu adoro o bbb. mas nada vai superar a casa dos artistas 1. por sinal, foi essa razão do meu cabelo branco. heheh.

tg

g!panichi disse...

Eu realmente não gosto. E quando começa, levanto da poltrona, vou até o quarto do fundo do corredor, dou um beijo no meu pai e digo: Pai, obrigado por assinar NET no meu quarto.

mari carneiro disse...

A-D-O-R-O BBB, vai salvar minhas noites já que essa greve de roteiristas não acaba nunca!

Gabi Elias disse...

Aiii bem loiro mesmo né. Hehehehe.

tá, pode até ser questão de opinião, mas o mais ridículo não é o programa em si, é o impacto que ele causa, até março sl qndo as pessoas só vão falar em BBB, viu o q o fulano fez? o fulano disse? ¬¬

e ainda ligam pra votar em quem fica ou sai da casa ah não né... acho que tem coisas muito mais interessantes pra se fazer do que olhar o BBB, ou ficar votando.

ainda mais que tdo que acontece lá é o q a gt faz, festas, fifocas, brigas, romances... não acho graça em ver 12 pessoas trancadas numa casa fazendo coisas q tdo mundo faz.


Ainda prefiro a novela =D

Michel "Miguel" Morem disse...

Mudei minha opinião com o post, a partir de agora acho afudê.

Esther disse...

Em tempo:
http://bigbostabrasil2008.blogspot.com/


Ah, sou só eu ou nunca se sabe ao certo quem escreve o post? :P

Anônimo disse...

aqui em casa o pay per view ao vivo 24h ja ta comprado!


ps.: concordo sobre a cida e a mara.

Nêgo Ivo disse...

Bah, muito bom. O que tem de pernostico intelectualoide que enche o peito de orgulho pra dizer que nao ve TV nao tah no gibi.

Pinky disse...

NUNCA vencerão o Supla. NUNCA.
=)

Anônimo disse...

não tinha uma capa de playboy melhor ? Putz essa cesta não entrou !

Anônimo disse...

É HOJE!

Entretenimento na TV.
Ao menos pra mim tb é.

:)

Anônimo disse...

To me formando em PP e durante toda a minha faculdade vi um fenômeno paralelo ao BBB, grupos que se formavam apenas para discutir sua utilidade. As pessoas que dizem que não gostam "perdiam" mais tempo discutindo sua inutilidade do que os que gostavam, discutindo sobre a Sol ou a Ton Ton.

Eu gosto, assisto e acho que principalmente os publicitários deviam AMA-LO. Pois não há programa melhor para nós!

Podemos nos ocupar pensando em camapanhas incriveis que se misturem a esse espirito espião do brasileiro, pensar em formas de midia difernciada, em propagandas de oportunidade...

se a questão é a utilidade, vamos ver o BBB como uma excelente oportunidade de trabalho ao invés de "perder" horasss deiscutindo seu papel na educação do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Esse post só pode ser do Tiago ;)

mari carneiro disse...

eu tambem nao sei de quem é nunca... heheh e ontem tive certeza depois de conversar com tres de nossos professores ao vivo que o post é to tiago mas eu dei todo o credito pro felipe hehehhheh

Michel "Miguel" Morem disse...

Meninas fechem os olhos...

A TON TON ERA MUITO GOSTOSA!

Anônimo disse...

O melhor do BBB acontece quando acaba: todas as gostosas saem na Playboy.

LM