Blog da Perestroika

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O filme está aqui.

Não foi uma, nem duas, nem três vezes que fui assistir a primeira versão de um comercial criado por mim e saí extremamente decepcionado. Já vi de tudo: filme que era para ser emocionante ficar engraçado. Filme que era para ser plástico ficar romântico. Filme que era para ser inteligente ficar pastelão.

Para mim, isso tem muito a ver com um fator que, em geral, fica num segundo plano na reunião de produção. A montagem.

Montagem é tudo. Nos EUA, as produtoras captam as cenas, sugerem uma montagem e entregam o material bruto para a agência. É ela quem fica responsável pela versão final - o que justifica o fato das agências americanas terem montadores profissionais nas suas equipes.

Veja esse vídeo fantástico, que transforma o clássico de terror O Iluminado em um filme de comédia (dica do Michel Morem). Um sucesso da internet assistido, segundo o Terra, mais de 50 milhões de vezes.



Eu e o Rafa, como criadores, e o Márcio, como cliente, estamos próximos de filmar um comercial de Olympikus com o Sérgio Amon. Para quem não sabe, o Amon é um dos principais diretores do Brasil. Ele tem na prateleira mais de 20 Leões de Cannes (isso ninguém me contou, eu vi no dia que fomos na Zero fazer reunião de decupagem).

Em determinado momento da conversa, ele apontou para o seu equipamento de edição e disse: "o filme está aqui". Para ele, montagem é tudo. (Sim, o Amon, além de dirigir e fotografar, também monta os próprios filmes.)



Um dos clássicos dirigidos pelo Amon: o comercial "Formiguinhas", criado pela F/Nazca.


Não sei se todos vocês sabem, mas eu trabalhei um ano como assistente de montagem da Zeppelin, a maior produtora do RS e uma das mais competentes do Brasil. Lá, aprendi algumas coisas que foram muito úteis e que pude aplicar numa campanha recente. Nunca vou esquecer do Beto Callage vendo a minha sugestão de montagem, gargalhando com o novo final e apertando a minha mão. "Me ganhou."

Mas não vou estragar a surpresa. Esse case é tão marcante que virou uma aula.

****

ATUALIZADO: o post do Fernando Meirelles sobre montagem (dica do Anselmo) é excelente. http://blogdeblindness.blogspot.com/2007/11/post-13-sobre-montagem-juntes-e-frame.html

Um comentário:

Anselmo disse...

no ultimo post do blog do meireles sobre o blindness ele fala bastante sobre a importancia da montagem:

http://blogdeblindness.blogspot.com/2007/11/post-13-sobre-montagem-juntes-e-frame.html