Blog da Perestroika

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Stash

É fácil entender por que a propaganda estrangeira usa tanto animação. Enquanto que, por aqui, esse é um privilégio de poucos.

Primeiro: grana. Infelizmente, animação demanda um alto investimento em softwares, pessoal, cursos, equipamentos. A hora/homem é caríssima. E como rola muito trabalho na madrugada, essa hora/homem vira hora-extra. E fica mais cara ainda.



Segundo: oferta de fornecedores. Pouca gente tem peito - e bolso - para bancar essa empreitada.



Terceiro: prazo. Definitivamente, a publicidade brasileira não trabalha com cronogramas saudáveis. Se o cliente costuma pedir para ontem o anúncio que ia ficar pronto só amanhã, imagine um filme de animação, que só vai ficar bala daqui 3 meses.



Quarto, e último: desconhecimento dos criadores. Vamos combinar: em geral, nós entendemos muito pouco de animação. Nós pegamos o DVD do Shrek, colocamos os Extras, vemos a Dreamworks modelando o burrinho, colocando textura no burrinho, colocando pêlos no burrinho, animando o burrinho. E não passamos daí. Um ou outro criador abre o Maya, se apavora com os menus e nunca mais vê pela frente. Pouca, pouquíssima gente vai além disso.



Quando a gente não domina a ferramenta, fica muito mais difícil de saber o que é caro, o que é barato, o que é rápido, o que é demorado. E o que é que o animador quis dizer com "isso não vai dar para trocar, porque o render das curvas do dope sheet não funcionam com o atalho qwer".



*****

Há um tempo, quando estava filmando uns comerciais para Neosoro, descobri com o pessoal da produtora uma revista digital chamada Stash. É meio que uma Archive da animação. Eles falaram que é muito legal e que vale o investimento. As edições e os valores podem ser vistos em www.stashmedia.tv.

Aproveito e já coloco alguns vídeos do Stash que eu encontrei no Youtube.











P.S.: Alguém sabe o que é "atalho qwer"?

5 comentários:

Michel "Miguel" Morem disse...

QWER é o sobrenome do cara que inventou o modelo de teclado embaralhado no qual estamos acostumados a escrever, ele fez isso porque com as letras na ordem, os "ferrinhos" da maquina de escrever viviam trancando uns nos outros pela rapidez da digitação.

Também podemos ver que QWER são as 4 primeiras teclas em seqüencia do teclado.

Agora, sobre o atalho eu não faço a mínima idéia. :D

Anônimo disse...

nem idéia! :|

Marcelo Jung disse...

Porra, animais os trabalhos da Stash.
Não conhecia.
Paguei pau.

g!panichi disse...

Que eu saiba é "QWERTY".

E essa frase "Um ou outro criador abre o Maya, se apavora com os menus e nunca mais vê pela frente" foi biografica pra mim. E exatamente com o Maya.

Anônimo disse...

Do you like animation?

Check out this one:

http://nervo.tv/index.html