Blog da Perestroika

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A lenda do sapo cor de rosa.

Não sei bem onde surgiu, mas de tempos em tempos ele aparece nas agências


SAPO COR-DE-ROSA

O diretor de arte chegou às 10h30min. óculos escuros, cabelo
molhado. A menina do atendimento, desesperada, já estava na criação cobrando os anúncios.
- Pelo amor de Deus! O cliente viaja hoje a  tarde e quer ver os
layouts pra poder mostrar para o diretor internacional que vai ter uma reunião
com a coordenação da américa latina e eu vou me ferrar porque todo mundo tira o corpo fora!

O diretor de arte não tinha ainda achado "aquela sacada gráfica, entende?"
- Pelo amor de Deus! Pelo amor de Deus! Pelo amor de Deus!

Sem tirar os óculos nem dizer palavra, o diretor de arte senta na frente do
computador, pensando: "Que saco, só um mês de prazo, o redator fez os títulos
à duas semanas, assim não dá pra trabalhar."

Quinze minutos depois, os layouts estão saindo da impressora. O redator vê os anúncios
e comenta:

- Por que um sapo cor-de-rosa?
- Sei lá, é uma imagem bonita, instigante... - diz o jovem diretor de arte.
- Mas o anúncio é de eletrodoméstico. Que é que tem a ver?

O diretor de arte não queria entregar que não pensou em nada e que aquele sapo
era a única imagem que tinha no arquivo do computador, mas não deu tempo de
inventar uma justificativa.

- Daqui esse troço que eu tô com pressa.
No caminho do cliente, no carro, o diretor de atendimento vê pela primeira vez
os anúncios pra poder dizer na reunião que tinha acompanhado o processo
criativo todo, inclusive direcionado a criação para não perder o foco da
campanha e dar destaque ao sapo cor-de-rosa. Sapo cor-de-rosa?

- Que merda faz esse sapo cor-de-rosa aqui nesse anúncio!?
- Sei lá foi a criação que fez eu não sei de nada só cobrei os caras.
O diretor de atendimento não podia jogar fora o anúncio, era o único em que o
título fazia uma vaga mençãoo ao produto. Teve que pensar em uma saída.

Chegaram ao cliente, que era uma imensa multinacional. Estão na sala de reunião
com toda a equipe de marketing da empresa. O diretor de atendimento, uma velha
raposa, apresenta o layout do sapo rosa falando da necessidade de um property
para a marca e a importancia do impacto que a comunicaçao deve ter junto às
donas de casa, que uma imagem altamente diferenciada não permite a indiferença
do público alvo e que um sapo, com certeza, sensibiliza a donas de casa de
qualquer classe, e que o fato de ele ser rosa (uma cor altamente ligada ao
universo feminino) anularia toda a imagem negativa do sapo em questão. Seja o
que Deus quiser.
O diretor de marketing da multi ouviu tudo sem mudar a expressão de jogador de
poquer. Houve aquela pausa que prenuncia hecatombes.
- O que voces acham? - perguntou o chefão de marketing para seus comparsas.
As respostas vieram pela ordem crescente na hierarquia local:
- Um pouco estranho.
- Bem estranho.
- Estranho é apelido.
- É sem dúvida a coisa mais estranha do mundo.
- Uma merda.
- Eu até que gostei do sapo cor-de-rosa - disse o chefão de marketing.
As mudanças de opiniao seguiram a ordem decrescente.
- Uma merda que pode dar certo.
- Sem duvida é a coisa mais estranha do mundo é porque tem algo de
especial.
- Especial é apelido.
- Bem especial.
- Ainda acho um pouco estranho - disse o mais baixo na hierarquia que, por
manter sempre sua opiniao, foi despedido alguns meses depois.
No final, valeu democraticamente a lei do mais forte. E o diretor de
atendimento voltou para a agencia pensando porque raios o chefão do marketing
gostou do sapo cor-de-rosa.
"Será que a idéia é boa? Não, não, impossíel sair coisa boa da criação.
por que o chefão gostou? Na verdade eu é que sou um puta vendedor. Eu sou
foda."
Na verdade, o chefão de marketing não sabia porque raios tinha aprovado aquele
anúncio do sapo cor-de-rosa. Ele estava divagando sobre sua casa de campo,
pensando como era gostosa aquela menina da agencia que fala rápido, não prestou
muita atençao no que o cara da agencia falava. Mas, para falar tanto, ele devia
estar falando coisas importantes. Não pegava bem passar por ignorante na frente
de seus subalternos.
E agora o chefão de marketing está num avião, levando numa pasta branca de
papel-cartão um sapo cor-de-rosa, que deve ser apresentado para um chefe que é
mais chefe que ele.
"Vou ter que enrolar os gringos", pensou.
A reuniao com o pessoal da América Latina começou com um clima tenso. Nenhum dos diretores de marketing dos vários países onde a empresa atuava tinha um
trabalho decente para mostrar. Quando o diretor de marketing do Brasil mostrou
o anúncio do sapo cor-de-rosa foi um alívio geral. Todo mundo começou a apoiar
a idéia do brasileiro, pelo menos assim ninguém precisa justificar o próprio fracasso.

- Me gusta mucho el sapo rosado.
- Sin duda tenemos un simbol.
O coordenador de marketing para toda a América Latina, o big-boss de todo mundo
ali, não falava bem castelhano.
O big-boss dos cucarachas, como secretamente se autodenominava o coordenador de
marketing para toda a América Latina, telefonou para a matriz no dia seguinte
dizendo que havia unanimidade em torno de um conceito - desenvolvido pelo
marketing de Buenos Aires, ou serão de Caracas? I don't know, só sei que é de
um lugar do Brazil.
O anuncio do sapo cor-de-rosa e o big-boss dos cucarachas estavam a caminho da
matriz, em Atlanta.
O chefão estava tranquilo em relaçao ao sapo. Todos os diretores de marketing
da América Latina haviam feito reports provando a viabilidade da estranha
personagem anfíbia. Que os reports foram feitos para agradar a ele, o
big-boss, ninguém contou. Nos reports havia números, e números fazem até um
Sapo cor-de-rosa existir.
O coordenador de marketing para toda a América Latina entrou as 8h na sala do
seu chefe, que estava reunido com toda a presidência da grande empresa
multinacional de eletrodomésticos. Debaixo do braço, um sapo cor-de-rosa.

Reunião de portas fechadas.
Ás 8h05min a secretária escutou alguém gritar na sala:
- What hell is't?
Passaram-se seis meses. O diretor de arte chegou as 11h. Óculos escuros,
cabelo molhado. A menina do atendimento havia deixado um grosso fichario na
mesa da dupla de criaçãoo. Na capa do fichário lia-se: The Pink Frog.
No fichário havia todas as normas de utilizaçãoo do Pink Frog. O tipo de sapo
que deve ser utilizado, qual a tonalidade do cor-de-rosa, as melhores posições
em que deve ser fotografado, a proporção que deve ter o sapo, perdão, o Pink
Frog, em relação o ao formato do anuncio. Havia até a recomendaçao de que se
usassem sapos vivos e que se pintasse o sapo por computador para evitar
problemas com os ecologistas. O sapo foi completamente dissecado em duzentas páginas.
Por conta do sapo cor-de-rosa, muita gente foi promovida, tanto no cliente
quanto na agencia.
- Puxa que legal eu sempre quis ser diretora de contas e mandar nesses babacas!
Todo mundo se deu bem, menos o diretor de arte. Parece que o cliente pediu a cabeça
dele porque ele não seguiu as normas de aplicação do Pink Frog, e colocou em
risco a seriedade do marketing do cliente.

23 comentários:

Anônimo disse...

impossivel ser mais verdadeira.

tg

Let's disse...

eu adoro estorinhas pra sapo-boi dormir... tentei parar no meio, mas eu tinha que saber como o pink frog venceria os gringos!
muito bom!

Gabriel disse...

haha mto bom.

Anônimo disse...

A secretária era muito gostosa mesmo???

g!panichi disse...

A moral da história é que o Diretor de Arte sempre se fode no final?

Anônimo disse...

Moral da história: que se foda o diretor de arte, já que ele passou duas semanas rateando na internet e deixou pra ter "aquela sacada gráfica, entende?" na última hora. Se ele é tão esperto, não devia ter agido como um idiota. Porque, no quesito "idiotice", o Atendimento, o Diretor de Marketing da América Latina e o CEO do sei-lá-o-que vão ser sempre melhores que ele.

mcallage disse...

"Porque, no quesito "idiotice", o Atendimento, o Diretor de Marketing da América Latina e o CEO do sei-lá-o-que vão ser sempre melhores que ele."

Opa, anônimo acima: não concordo nada com isso.

Uma coisa é fazer piada que o cliente/atendimento é burro, idiota, etc, outra é acreditar nisso.

Fazemos parte de uma cadeia, uma grande engrenagem, e o nível dos profissionais na nossa volta (o nível do cliente, do atendimento, do produtor gráfico, do fotógrafo, etc) reflete também o nosso nível, dá pra ter uma idéia da qualidade do nosso trabalho. Não é a função.

Eu adoro esse texto.

M.

Anônimo disse...

"Que saco, só um mês de prazo, o redator fez os títulos
à duas semanas(...)"...

É HÁ duas semanas.

Anônimo disse...

"Uma coisa é fazer piada que o cliente/atendimento é burro, idiota, etc, outra é acreditar nisso."

Concordo. Mas não sou eu que tô dizendo isso. É o texto (que tu adora, e eu também). E que, obviamente, É uma piada.

Ali, o cliente/atendimento estão retratados como idiotas.

Vejamos: eles não fazem a menor idéia do que significa aquele sapo rosa. E, pra não passar por burros, acabam aprovando uma idéia absurda e sem sentido. Pior: ainda criam "polices" pra utilização! Se isso não é idiota, não sei mesmo o que é.

Mas, pra mim, o DA continua sendo o idiota-mor dessa história: foi preguiçoso (ou incompetente?), não se dedicou ao trabalho e tomou no final.

g!panichi disse...

Aparentemente, desde que se criou a internet, "Anônimo" tem sido um nome freqüênte nos cartórios de registro de recém-nascidos.








Tun dum pshhh

gabe disse...

eu voto por atualização

Anônimo disse...

Esse papo de "cliente é burro" é, na minha opinião, uma puta ingenuidade.

Fico imaginando quando nós, espertos, viramos clientes. Porque todo mundo que presta serviços, um dia, vai para o outro lado do balcão.

Por exemplo: se a gente vai no cabeleireiro. Um profissional que entende do assunto, que estudou durante anos o assunto, que pratica o assunto diariamente. Chega o malandro lá e pede um corte bem diferente do que foi recomendado.

E aí, a gente é o quê?

Ou o cara que pede um filé bem passado. Para muitos chefs, isso é tão grosseiro quanto pedir pra aumentar o logotipo.

Não é a mesma coisa?

Isso sem falar que, normalmente, o cliente burro tem muito mais sucesso profissional que nós, espertos.

E por aí vai.

tg

Anônimo disse...

muito bom esse texto.

assino embaixo do último comentário

Michel "Miguel" Morem disse...

o Rafa tem a manha do post polêmico...mesmo que sem querer.

Michel "Miguel" Morem disse...

só pra constar, nada a ver com esse post, mas tava dando uma olhadinha no youtube e acabei achando o making of do filme de Dijean, vendo o Making Of a gente pode ter idéia daquilo que sempre nos foi dito em aula, não adianta só ter a idéia legal senão tiver uma boa produção. o mais legal é que esse exemplo é próximo do cotidiano das aulas afinal o criador é professor também.

enfím...vejam:

http://www.youtube.com/v/b8zTjNGvprE&hl=en

Anônimo disse...

Primeiro, a história era "impossível ser mais verdadeira". Depois, chamar cliente de burro é "ingenuidade".

Curioso, já que é exatamente isso que a história faz: chama todo mundo de burro, inclusive o cliente.

Hmmm... Dúvidas...

(Só espero que um cabeleireiro nunca faça um "sapo cor de rosa" na minha cabeça.)

Michel "Miguel" Morem disse...

Cara...porque tu não manda um e-mail pro Lollo em vez de ficar enxendo o saco aqui? ele pode te dizer mais sobre o texto.

Anônimo disse...

"Por que", separado.
"Enchendo", com "ch".

Resposta: porque eu entendi o texto. Já o resto do pessoal...

Mas tudo bem. Parei. Deu pra perceber que o bacana aqui não é encher o saco. É puxar (esse sim, com "x").

g!panichi disse...

Entrei no chat do professor Pasquali?

Shit, queria a sala de Arreto Pelado.

Michel "Miguel" Morem disse...

Faltou tu reclamar das maiúsculas que eu esqueci também ou das reticências em vez de vírgula que eu usei e o entrelinhas do parágrafo.





peganomeuebalança.

Michel "Miguel" Morem disse...

e-cadê-os-hífens-do-teu-sapo-cor-de-rosa?-acho-que-vieram-parar-aqui.

Anônimo disse...

Noça... Paresse qui o Mixel ce ofendeo.

(Tá bom assim pra ti?)

Romanenco disse...

Essa lenda do sapo cor-de-rosa me deixa meio brochado..
Ridicularizou todo mundo!
O DA chega sempre atrasado e deixa tudo pra ultima hora, coloca a unica imagem que tinha e ainda dum sapo e nem sabe o pq.. tenta colocar a culpa no redator q demorou pra fazer os titulos.. faz o anuncio de qualquer jeito e entrega pro atendimento
que nem sabe o que ta levando o sapo pro cliente. defende a campanha que nem ele entendeu (muito menos a propria criaçao) e consegue aprovar pq o cliente tem um monte de puxasacos. E ainda quem discordou do chefao foi demitido. entao a opiniao deles nao vale nada. e o cara que aprovou tbm nao sabe pq aprovou.
e no final o DA perde a cabeça pq nao seguiu as normas de aplicaçao do pinkfrog que ele mesmo tinha inventado, mesmo que de ultima hora.
o porra, vcs podem achar graça da propria desgraça..
mas pra quem ta começando, como a maioria aqui, e como eu, nao eh uma realidade que agrade muito.

"Faz publicidade, tu vai gostar!"

Tá, é engraçado por um lado..
como esse video "Make my logo bigger"
uma sátira do nosso dia-a-dia que chega a dar um aperto no coração...

http://youtube.com/watch?v=VJNWlwkjJBE