


Hoje, na capa do Ads of the World, foi publicada uma outra campanha, dentro da mesma linguagem, para um cliente de cola. E que certamente partiu da mesma referência. Vejam só.



É aquela velha coisa: com a internet, as referências estão aí pra todo mundo. E não tem o que fazer. Ou você usa rápido, ou sabe que alguém, do outro lado do planeta, pode chegar na mesma idéia. Ou na mesma forma - porque, nesse caso específico, as idéias até que são bem diferentes.
É óbvio que ninguém copiou de ninguém. Nem eles da gente, nem nós deles. É só mais um dos infinitos casos que acontecem diariamente. Acidentes de trabalho que normalmente incomodam os outros. Mas de vez em quando rolam com a gente também.
E quando acontece com a gente, o negócio é dar com os ombros e se esmerar no próximo job.
A moral da história é uma só: está cada vez mais difícil ser original.
9 comentários:
Mas a produção daqui ficou bem superior que a da espanhola.
e aqui vai o link do fotógrafo. moito bom.
http://www.martin-klimas.de/
e ainda ontem eu sem querer, MESMO, cai no site desse fotógrafo e pensei "hmmmm, malandrinhos" e hoje eu olho no ads esse. tipo (!!!).
mas é totalmente compreensível e acho as duas campanhas ótimas e com idéias bem diferentes, mesmo bebendo da mesma fonte.
isso é original.
http://www.ambev.com.br/pro_05.htm
e agora as duas no ads?!
a real é a seguinte: quando os gringos acham uma expressão artística e se apropriam dela, é referência. daí todo mundo diz que "os europes são mto a fudê, têm mta cultura, bebem de outras fontes".
quando a gente, aqui no RS, se apropria, todo mundo olha torto.
acho isso meio caranguejo gaúcho. em vez da gente ficar valorizando as nossas ideias, ficamos nos jogando pra baixo.
é mais ou menos o que o Marco falou: se não somarmos forças, nunca vamos ser um pólo de criatividade em propaganda.
o casso da dengarelli, que muita gente critica, é o melhor exemplo disso. tem gente que fica procurando, procurando, procurando problema. até achar. em vez de simplesmente aceitar que é um viral do caralho.
tg
Vais ser cada vez mais comum isso acontecer. E não somente com referências tão óbvias como a do fotógrafo. Muitas vezes chegamos a resultados quase idênticos sem uma base tão próxima. Apenas pelo fato de compartilharmos as mesmas coisas, como já foi falado.
Só vou discordar com g!panichi que disse que a produção da olympikus ficou melhor. Ficou muito boa, mas a gringa eu gostei mais. Achei que parece menos 3D. Por outro lado, no geral, gosto mais do anúncio gaúcho. Fica melhor com o produto da Olympikus. Redondinho.
Em todo caso também concordo com o Tiago. Tem muito nego procurando pelo em ovo. E não é só no RS meu amigo. Em São Paulo também. Pode apostar.
Isso é um grande problema da publicidade atual... ou melhor, dos publicitarios atuais.
Realmente acho que ninguem chupou ninguem, mas ultimamente é só tu ver uma coisa interessante no FFFOUND e no outro dia vai ter alguem enfiando guela abaixo alguma arte exatamente igual só com um logo de um cliente.
Essa caça aos prêmios e da "beleza de direcao de arte" é a coisa mais normal do mundo, mas ta prejudicando a nossa propaganda! Nao sou nem um pouco saudosista quanto as propagandas que vemos nos anuarios de alguns anos atrás, mas é clara a diferenca de BOAS idéias para as atuais, quando vemos mais recursos do que conteúdo.
Uma bela producao, fotogragia ou recurso grafico tem tomado demais o espaco de ideias realmente criativas. Tanto é que vemos os mesmos anuncios soh que com clientes totalmente diferentes em um curto espaco de tempo. É chato, isso. é que nem aquele artista que nao lembro o nome, que fazia desenhos usando fita adesiva marrom... dois dias depois que aquilo se popularizou jah tinha uns 3 anuncios usando o mesmo recurso soh que com clientes bem distintos e intencoes de ideia tambem...
Todo esse blablablba que dei, na real nem sei bem direito o que quero dizer...
Só acho que as vezes deveriamos parar de olhar os blogs e sites de referencias, com mirabolantes grafismos e etc e voltar a pensar tudo do zero em coisas que realmente fariam diferenca pra qm olhar o produto final.
Valeu!
Ps; Nao sou estudante do curso mas acho do caralho essa escola... E volta e meia recebo dos colegas o link do blog aqui pra dar uma lida nos posts! As vezes concordo, outras nao! MAs com tudo na vida eh isso!
Enfim, vida longa ae a voces! Com certeza o mercado publicitario tera pessoas melhores e mais bem formadas!
Abraco e sucesso!
Gabriel
Com certeza a assinatura igual, no canto inferior esquerdo, do mesmo tamanho, tambem foi coincidencia.
Postar um comentário