O discurso do Felipe sobre Analógico x Digital é fundamental para um criador. Não só na maneira de executar as idéias, mas também na forma de enxergar as novas mídias que estão surgindo.
No último mês, aconteceu a Game Convention, em Leipzig. É a maior feira de videogames da Europa. Além dos lançamentos de novos consoles, jogos e tecnologias, outro assunto esteve bem presente: os advergames (ou in-game advertising). Uma nova plataforma já experimentada por grandes marcas, como Coca-cola, Adidas e Intel.
Nós fomos educados dentro de uma cultura analógica. E é curioso ver como isso nos faz enxergar, muitas vezes, as novas mídias de maneira tradicional. O vídeo abaixo mostra bem isso.
Repare que a empresa simplesmente comercializa mídias tradicionais. Elas estão dentro de um ambiente virtual, sim, mas funcionam exatamente como as mídias tradicionais do mundo real. Estáticas, passivas, como paisagem. No Second Life acontece a mesma coisa. Por que, por exemplo, não pode sair uma mão de dentro de um outdoor e puxar o consumidor?
A Burger King já viu por outro ângulo. Ela criou seus próprios jogos, de forma que o consumidor fique em contato com a marca full-time. Mais: para adquirir os games, o cliente precisa ir até um restaurante BK. E pagar por isso.
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Salve Crispin!
"more pointless than pogobol"...
hahahahaha...
ótimo!
Postar um comentário