Blog da Perestroika

segunda-feira, 24 de março de 2008

Minhas impressoes da Republica Tcheca

Toda a nossa cultura eh baseada nos costumes ocidentais. No colegio, a gente praticamente nao ouve falar dos fatos historicos do outro lado do mundo. A gente nao sabe como sao os costumes do ocidente porque nao nos interessa. Eh como se metade do mundo nao existisse para nos.

Por isso que eu acho legal, as vezes, me arriscar e ir para uns roteiros um pouco off-broadway.

A ideia inicial da minha viagem era desbravar o Leste Europeu, para conhecer Bulgaria, Romenia, Turquia. Minha mulher queria o contrario, queria o Oeste. Eh obvio que, no final, prevaleceu a vontade dela. Pelo menos eu consegui salvar Praga.

***

Praga eh uma cidade bem a fudeh. Mas aquele a fudeh "vi, conheci, soh que nao sei se vou ter vontade de voltar pra cah". A cidade eh linda, toda amarela, parece feita de ouro.

Aqui em Praga, a galera ainda nao tem muita nocao de turismo. Em varios lugares, nos somos mal atendidos. Acho que ainda eh heranca da inflencia comunista. Sem falar que, em determinadas atracoes, eles simplesmente nao cobram nada. No Castelo de Praga, a Torre Eiffel daqui, o cara pode entrar, passear, ver praticamente tudo sem gastar nenhum tostao.

***

Falando em grana, tudo aqui eh mto barato. Talvez pq, de novo: eles tem uma relacao diferente com a moda. Tenho a impressao de que tudo aqui estah um pouquinho atrasado em relacao ao Oeste Europeu.

***

A nossa alimentacao por aqui foi a base de churipan. Esse mesmo que a gente come nos churras 10 pila. Um pao com salsichao. Ah, e bebemos mta cerveja, que por sinal eh maravilhosa.

***

Chico Buarque disse que a unica lingua que o Diabo respeita eh o hungaro. Mas tenho certeza que o tcheco estah ali, ali. Eh impressionante: os caras falam e a gente nao consegue nem entender do que se trata, nem o contexto do dialogo. Ateh os gestos sao um pouco diferentes.

***

O legal de vir para alguns lugares mais estranhos eh que a gente acaba se deparando com situacoes unicas. Como no dia em que fomos almocar num lugar superbacaninha, bem turistico, e comeca a tocar no radio "Chorando se foi, quem um dia soh me fez chorar...".

Ah, a Pascoa aqui eh na segunda. Sem motivo aparente, como disse a gerente do hotel. Eh pq eh.


***

Nos estamos em plena primavera - no post anterior, disse que era inverno, me enganei. Mas eh que estah muito frio.

Jah ouviram falar da Primavera de Praga? Pois eh: na Primavera de Praga, neva. Imagina como eh o Outono. O inverno eu prefiro nem pensar¨.

A verdade eh que a Europa estah passando por uma onda de frio inacreditavel e incompreensivel. Um prato cheio para os ecologicos.

***

Se em Roma eu via o Show do Milhao, em Praga eu acompanhei o Ber Nebo Neber. O "Topa ou Nao Topa" do Silvio Santos. Foi o unico programa em tcheco que eu consegui entender tudo o que acontecia.

***

E para terminar.

Fui ver um show muito legal, chamado LATERNA MAGIKA. Eh uma mistura de projecoes e teatro negro. Impossivel de explicar sem as fotos. Quando voltar ao Brasil, faco um post bem bonitinho explicando essa experiencia muito doente.

Beijos, abracos.
tg

Um comentário:

Anônimo disse...

se não me engano, esse lanterna mágica já esteve aqui em poa! era tipo aquele teatrinho de sombras, do filme do drácula de bram stoker.

Let's.