Blog da Perestroika

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Como surgiram as grandes expressões

Vocês já ouviram alguém falando "Dá a volta por cima"? Da onde veio isso? Por que toda vez que eu fico brabo ou puto com alguma coisa alguém chega e diz "ah, tu dá a volta por cima"? Quem foi a primeira pessoa que falou "dá a volta por cima"? ô meu! dá a volta por cima.

Essa é uma pergunta que me intriga há alguns anos já. E vocês podem imaginar que, dedicando algum tempo pra pensar sobre esse assunto em específico, eu devo ter chegado a alguma segunda etapa do raciocínio. Que não é assim, uma conclusão digamos, mas que é com certeza mais do que tu já parou pra pensar, porque tenho bastante convicção de que você não parou para pensar nesse assunto por motivos que eu entendo plenamente.

Buenas, o que eu fiquei pensando é que essa expressão poderia ter surgido assim: o cara tava dirigindo no centro de porto alegre. Aí, a mulher tava conversando com ele, e ele tentando descobrir como pegava a rua Tenente Bartolomeu. Só que, muitas vezes essas ruas menores, dumas celebridades históricas do segundo escalão, tipo o Oscar Magrini na Globo, eles não colocam a plaquinha azul aquela em todas as esquinas. Então o cara vai olhando achando que aquela ali é a rua, mas ao mesmo tempo achando que não, afinal, não tem plaquinha. E, ao mesmo tempo fazendo o marcador verborrágico só pra parecer que eles está prestando atenção na conversa da mulher: "huhumm...huhum".

Aí, ele se liga quando o carro já tinha passado do ponto certo de fazer a curva que não, aquela deveria ser mesmo a rua. Aí pára meio bruscamente e tenta dar uma ré. Só que daí já vem um monte de carro atrás, meio botando luz alta e já ligando o pisca pra sair de trás do cara. E ele fica meio com vergonha de estar atrapalhando o trânsito ao mesmo tempo que quer meio dar uma de fodalhão e não se mixar só porque tem uns caras reclamando porque, afinal, tem um monte de vezes que pára um filho da puta na frente dele que no final das constas dá a ré mesmo e entra na rua certa.

Isso tudo dura uns 2 segundos que é o tempo de ver que, tá, não vai dar. Daí o cara engata a primeira e, meio por ter perdido a rua e meio porque tá se sentindo um CAGALHÃO, fica puto. E começa a xingar no carro interrompendo a conversa da mulher. PORRA. QUER MERDA DE RUA QUE NÃO TEM A PORRA DA PLACA.

Aí a mulher vira para ele e diz:
"Calma amor. Pega a próxima a direita e dá a volta por cima."

É bem improvável. Mas poderia ter sido assim

6 comentários:

Tuts disse...

é que dar a volta é meio foda: "Faz a volta" O que é isso?!? Por acaso é contornar? "Dá a volta!" é dar ré e voltar de costas? "faz a volta" é seguir uma linha curva até chegar a algum lugar? A volta é meio foda mesmo! e esta tua expressão pode ter saído no meio de uma foda tbm! Vai saber? Quantas voltas no quarteirão! se o quarteirão for quadrado? Volta me lembra curva...chega de dar volta e não chegar a lugar algum! credo!!!

Anônimo disse...

Essa expressão surgiu com os pilotos da esquadrilha da fumaça. Meu tio disse que já voou com eles. Falam "deu a volta por cima" quando um piloto fez um looping em volta do avião do outro, provando que é mais habilidoso. Já deu até morte...

Guile Grossi disse...

eu já acho que "dar a volta por cima" nasceu em um prostíbulo, onde uma das senhoritas viu que não poderia dar a volta dela por baixo

Tuts disse...

e q mania chata elas tem de simplificar as coisas!!! pqp

Michel "Miguel" Morem disse...

Bom, pra mim isso é coisa de mãe. É , tipo, de mãe mesmo. Acho que é quando elas começam a ensinar os filhos a amarrar o próprio sapato e tentam diversos métodos - tipo orelha do coelhinho - só que a criança não tem a base, então começa a ficar meio deprimida por não consegui. Daí elas ensinam o jeito mais fácil, que é só dar a volta por cima do primeiro laço e que geralmente dá certo.

Sei lá, pra mim faz sentido.

Marcelo Jung disse...

Só que, muitas vezes essas ruas menores, dumas celebridades históricas do segundo escalão, tipo o Oscar Magrini na Globo, eles não colocam a plaquinha azul aquela em todas as esquinas.

ahuhauhauhauhauhauauhauhauhauha