Blog da Perestroika

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Telhado de vidro.

Tá, vou falar. O tempo no aerporto agora me provocou a escrever este post sobre a minha impressão da tãaaaaaaaaaao falada loja na Apple na 5th avenue.

Sinceramente, não achei tudo isso que falam. Me decepcionei.

Tá, meio forte isso. Olhando de fora se tem uma impressão animal do lugar. Diferente de tudo. O conceito da transparência/acessibilidade é bacana, tem tudo a ver com a marca.

Quando se percebe que a loja é de vidro e que TODA loja tem vidro no projeto, fica ainda mais fantástica. A idéia estava aí picando pra qualquer um. E como ficou bacana: uma caixa transparente, assim, no meio da rua. A mesma matéria-prima de uma vitrine pensada de outro jeito. CLARO QUE CHAMA ATENÇÃO e você fica louco pra entrar.




Mas fica nisso a inovação da loja. Por dentro, ela não é nem um pouco diferente de NENHUMA outra loja da Apple, que são muito simples no seu projeto de arquitetura. E isso me frustrou pela embalagem que vi de fora. Achei que aquela fosse "a" loja conceito das lojas-conceito da Apple.





Vou tentar explicar melhor pra não apanhar de nenhum macmaníaco.

A primeira vez que entrei numa loja da Apple achei, sim, muito legal. Todos os produtos expostos pra pessoa chegar lá e mexer sem ninguém encher o saco. Se quiser ver os emails pode, se quiser testar os softwares, pode, tem o Genius Bar, um lugar onde nerds especialistas em MAC ficam à disposição pra tirar dúvidas. Inovador pra caramba. Ainda mais há 4, 5 anos. Músico fazendo demonstração do software de edição musical, fotógrafo mostrando tratamento de foto, fulano de cinema editando material ao vivo no Final Cut. Saí de boca aberta da loja, em Londres. Mesmo.

Pois cheguei agora em NY e saí correndo pra lá (cheguei ao meio-dia, só podia entrar no quarto às 15h). "Putz, que show", quando cheguei na esquina e avistei. O que eles aprontaram agora, eu pensei?! Tinha até fila pra entrar. Só que cheguei na loja e nenhuma inovação em relação às demais. Pelo contrário. A loja do Soho é maior e mais legal por dentro. O auditório é mais bacana. E não tem fila pra entrar! Enfim. Acho que tinha criado uma expectativa enorme e por isso me frustrei.

Mas o iTouch compensa. E como. Tanto que pra testar o Safari me prestei a escrever este post catando milho no tecladinho da tela. Sim. O iPod Touch tem internet. E o americano agora pode comprar música online a direto desse negocinho. Não me resta dúvida: a loja inovadora da Apple é essa.

2 comentários:

g!panichi disse...

Ouvi dizer que o prêmio do trabalho da Vulgo será um iPod Touch. Mas podem ser só boatos do mercado...

Marcelo Jung disse...

A caixa de vidro no meio da rua ficou bala!

Impossivel nao querer entrar na loja.