Blog da Perestroika

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SOCO NO QUEIXO.

"Apenas 25% da população brasileira entre 15 e 64 consegue ler e escrever plenamente. Os outros 75% apresentam muita dificuldade ou nenhuma habilidade na leitura e na escrita. É o que atesta a terceira pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) no Brasil sobre analfabetismo funcional e absoluto.

Entre os dois mil entrevistados, 68% são analfabetos funcionais, isto é, apresentam dificuldade em interpretar textos e não têm muita habilidade na escrita.

Uma pequena melhora foi notada entre o grupo do nível dois de alfabetismo, formado por pessoas capazes de ler textos curtos e localizar algumas informações. O aumento de 34% para 38% reflete uma melhora no ensino fundamental no Brasil. A prova aplicada pelo Instituto nos pesquisados tinha 20 perguntas sobre família, estudo e hábitos de leitura e escrita.

Os outros níveis de ensino da leitura e escrita abordados pelo Ibope mantiveram os índices da última pesquisa, realizada em 2001 pelo Instituto. O nível rudimentar, em que a pessoa consegue ler títulos e frases isoladas, manteve os 30%. Já o nível pleno continua com os mesmos 26%."


Essa reportagem foi publicada em setembro de 2005. Foi capa da Zero Hora. Além de sublinhar uma realidade triste da nossa sociedade, reforçou a posição dos que acreditam que ninguém lê título. De que ninguém lê texto publicitário. E de que os poucos que lêem não entendem.

Ora, não vamos nos deixar iludir. É óbvio que a minoria absoluta das pessoas perde tempo lendo propaganda. Mas quem lê espera ler um título bom. Espera ler um texto que o faça mudar de opinião sobre o produto. Espera ouvir um diálogo bem escrito, que soe natural.

A maioria das pessoas está com a guarda alta, sim. Mas o texto eficiente desarma. E aí, nós temos uma chance, uma única e valiosíssima chance, para acertar o neguinho no queixo. Nessa hora, não dá pra pegar de raspão. Não dá para ser um titulinho qualquer. Tem que ser foda. Tem que botar o cara na lona.

Essa pequisa pode induzir a um segundo pensamento equivocado. Porque assim como a maioria da população não interpreta bem os textos, essa mesma maioria não lê determinados veículos. Portanto, o erro não é do redator que faz um título inteligente para a Carta Capital. É do cara que complica a vida da tiazinha que lê Ana Maria.

Então, fica a dica. Sempre dá simplificar com dignidade. É aceitável - e coerente - que, num veículo popular, a idéia seja menos criativa. Mas nunca menas criativa.

P.S.: Este post não tem imagens por motivos óbvios.
P.S. 2: Se você não entendeu os motivos óbvios, dirija-se ao grande grupo.

9 comentários:

Anônimo disse...

eu atestei essa estatística quando dava aulinhas de windows e word para crianças, jovens, e terceira idade...

ninguém escapava: quando pedia pra escrever a palavra "texto" no bloco de notas, 95% dos alunos escreviam "testo"... daí eu pensava: vai dar trabalho...

e quando eu ditava as provas de avaliação, 83% escrevia "texte de windows"... querendo dizer, claro, teste...

quem não gosta de ler, não sabe escrever...

Let's.

Bruno Pommer disse...

Bah, Tiago. Sacanagem um texto desse tamanho sem figurinha.

Anônimo disse...

Direção de arte é pra analfabeto.

Bruno Pommer disse...

É pra pular a parte "entendeu ou quer que eu desenhe?"

Michel "Miguel" Morem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel "Miguel" Morem disse...

Hahahahahaha, muita calma. Direção de Arte é o contrário do que o Lucas disse, é pra poliglota. Tem que ler, interpretar e traduzir.


Quem não acredita é só abrir o Photoshop e ver alí...

Brush, Select, Burn, Liquify, Filter...

Tuts disse...

Se estou parado e vejo ao meu lado um 'E' vermelho dentro de um circulo tbm vermelho sendo cortado 45° por uma tarja vermelha em um fundo de cor branca. É certo que vou levar uma multa.

g!panichi disse...

E mesmo sendo analfabetos, muitos DAs escrevem tão bem ou melhor que muitos redatores por ae...

Tuts disse...

plac! plac, plac, plac!!!